SBM/SC anuncia primeiro banco de dados sobre o câncer de mama no Estado

20 de janeiro de 2019Em Notícias
Com o objetivo de coletar e registrar os dados reais que contribuam para o avanço do tratamento do câncer de mama em Santa Catarina, a Regional Catarinense da Sociedade de Mastologia (SBM/SC) desenvolveu o primeiro banco de dados brasileiro a abranger um Estado específico.
A plataforma está disponível para todos os mastologistas associados à instituição, que poderão compartilhar informações e obter estatísticas confiáveis e uma visão mais personalizada sobre a doença e determinado paciente.
Segundo o  presidente da SBM/SC, Cristiano Steil, a proposta é fazer do recurso tecnológico não só uma forma de coleta, mas também uma ferramenta de armazenamento dos casos de câncer de mama operados e as formas tratamentos. “Será como um prontuário eletrônico online, porém mais completo com gráficos e planilhas que poderão ser utilizadas na pesquisa e realização de trabalhos científicos”, completa.
Pioneirismo
A iniciativa, além de inovadora é inédita no país. “Já existem outras bases de informações organizadas por hospitais, mas esta plataforma visa um arquivo com maior abrangência e exatidão”, explica Cristiano.
banco de dados deve proporcionar informações complexas – incluindo dados genéticos – para conduzir uma gama de avanços na assistência à paciente. Com a nova ferramenta, as pesquisas irão aumentar o grau de detalhamento reduzindo cada vez mais zonas obscuras, ainda pouco disseminadas.
O presidente da SBM/SC ainda ressalta que a contribuição dos associados é fundamental para ampliar o conteúdo. “O primeiro passo foi dado, mas contamos com a adesão e colaboração dos mastologistas para abastecer o banco de dados  e transformá-lo em uma fonte de múltiplas informações”, finaliza.

Você também poderá gostar de ler...

Orientação aos pacientes em época de COVID-19

Estamos vivendo uma situação grave em meio à pandemia de COVID-19 (do inglês, Coronavirus Disease 2019). A doença…


0 Comentários4 Minutos

Outubro Rosa 2019

Nossa ação em prol do Outubro Rosa em 2019 foi um sucesso graças à adesão dos mastologistas de Santa Catarina! Para…


0 Comentários1 Minutos

Ressonância Magnética das Mamas

Em 1986, saíram os primeiros estudos sobre ressonância magnética das mamas e seus benefícios para o diagnóstico do…


0 Comentários6 Minutos