SBM/SC anuncia primeiro banco de dados sobre o câncer de mama no Estado

Com o objetivo de coletar e registrar os dados reais que contribuam para o avanço do tratamento do câncer de mama em Santa Catarina, a Regional Catarinense da Sociedade de Mastologia (SBM/SC) desenvolveu o primeiro banco de dados brasileiro a abranger um Estado específico.
A plataforma está disponível para todos os mastologistas associados à instituição, que poderão compartilhar informações e obter estatísticas confiáveis e uma visão mais personalizada sobre a doença e determinado paciente.
Segundo o  presidente da SBM/SC, Cristiano Steil, a proposta é fazer do recurso tecnológico não só uma forma de coleta, mas também uma ferramenta de armazenamento dos casos de câncer de mama operados e as formas tratamentos. “Será como um prontuário eletrônico online, porém mais completo com gráficos e planilhas que poderão ser utilizadas na pesquisa e realização de trabalhos científicos”, completa.
Pioneirismo
A iniciativa, além de inovadora é inédita no país. “Já existem outras bases de informações organizadas por hospitais, mas esta plataforma visa um arquivo com maior abrangência e exatidão”, explica Cristiano.
banco de dados deve proporcionar informações complexas – incluindo dados genéticos – para conduzir uma gama de avanços na assistência à paciente. Com a nova ferramenta, as pesquisas irão aumentar o grau de detalhamento reduzindo cada vez mais zonas obscuras, ainda pouco disseminadas.
O presidente da SBM/SC ainda ressalta que a contribuição dos associados é fundamental para ampliar o conteúdo. “O primeiro passo foi dado, mas contamos com a adesão e colaboração dos mastologistas para abastecer o banco de dados  e transformá-lo em uma fonte de múltiplas informações”, finaliza.
 

Outros conteúdos

Novas perspectivas no tratamento dos Tumores Luminais.

Confira os artigos sobre o tema da nossa Reunião de Agosto Overall survival according to type of surgery...

Manejo das pacientes portadoras de mutações genéticas

Confira os artigos sobre o tema da nossa Reunião de Julho. BRCA Mutations and Breast Cancer...

Senado aprova obrigatoriedade de seguro saúde cobrir quimioterapia oral

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 6.330/2019, de autoria do senador Reguffe (Podemos-DF), que...