Em meio à pandemia, surge o Movimento Rosa

2 de outubro de 2020Em Assessoria

Iniciativa começou nesta quinta-feira (1º) e vai até primeiro de março do ano que vem; hospitais e clínicas particulares vão atender gratuitamente mulheres com mais de 40 anos em SC

É difícil não questionar as estatísticas de mortes provocadas pelo coronavírus. Quantas pessoas morreram com Covid-19, mas não morreram da doença? A dúvida é reforçada pela queda acentuada, este ano, no número de mortes por pneumonia, enfarte, AVC… Talvez nunca cheguemos à verdade. E dificilmente saberemos também o número de mortes provocadas não pelo coronavírus, mas em consequência das quarentenas pesadas que nos foram impostas e pelo medo, pelo pânico que desabou sobre grande parte da população do planeta.

Quanto tempo vamos viver os efeitos da paralisação do mundo? Seria indicado fazer um levantamento longo, por cinco, dez anos, das pessoas que foram atiradas à pobreza, que morreram ou morrerão de fome, sem acesso a remédios… Quantas pessoas perderam o emprego, ficaram sem plano de saúde e passaram a depender de serviços públicos, que nem sempre dão conta? Quantas serão levadas pela depressão, doença grave? O que a falta de exercício físico, de exposição ao sol ainda pode provocar?

Nessa loucura toda, o número de transplantes de órgãos caiu pela metade, e muita gente não tinha mais como esperar por um doador. Tratamentos importantes foram abandonados. Exames necessários não foram realizados. Quem vai contar as mortes provocadas por conta disso? Tenho certeza de que, se fosse possível fazer esse levantamento, infelizmente o número de óbitos seria ainda maior do que o de mortes oficialmente atribuídas à Covid-19.

 


Leia o conteúdo completo em:
Em meio à pandemia, surge o Movimento Rosa

Você também poderá gostar de ler...

O resultado positivo do Movimento Rosa

O câncer de mama é o tumor mais frequente na população feminina do Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional do…


0 Comentários1 Minutos

Sociedade Catarinense de Mastologia realiza movimento para agilizar diagnósticos de câncer de mama na região

Na busca por solucionar um dos principais gargalos no diagnóstico do câncer de mama na região da Grande Florianópolis:…


0 Comentários1 Minutos

‘Movimento Rosa’ realiza biópsias na Grande Florianópolis

'Movimento Rosa' realiza biópsias na Grande Florianópolis Leia o conteúdo completo em: 'Movimento Rosa' realiza…


0 Comentários1 Minuto