Outubro Rosa: Especialista dá dicas para lidar com o diagnóstico de câncer de mama

1 de outubro de 2020Em Assessoria

Dúvidas, medo e ansiedade são sentimentos comuns durante o tratamento de câncer de mama que podem ser minimizados com ajuda profissional e rede de apoio.

A cada ano, 66 mil mulheres brasileiras descobrem que têm câncer de mama. Mesmo assim, a doença ainda é um tabu para muitas pessoas, e isso gera preconceito e desinformação. A fim de combater o desconhecimento, é preciso falar abertamente sobre prevenção, tratamento e todos os sentimentos que permeiam o câncer de mama.

O primeiro desafio das mulheres com câncer de mama é encarar o diagnóstico da doença. Embora as reações sejam diversas, alguns sentimentos, como descrença, choque, raiva e medo são recorrentes, principalmente nos primeiros dias após a descoberta da doença, e abalam a saúde mental das pacientes.

Lidar com esses sentimentos é apenas um dos passos necessários durante o tratamento. E criar estratégias que facilitem a compreensão e a aceitação, respeitando o tempo de cada mulher, é uma das tarefas de médicos e demais profissionais da saúde. Para isso, é importante contar com familiares e amigos, que ajudam no combate à doença e na manutenção da qualidade de vida.

Informação, comprometimento e rede de apoio são peças-chave

Conhecer a doença e saber quais as suas condições físicas é direito de toda mulher. Uma conversa franca com o médico, logo na primeira consulta após o diagnóstico, abre um importante canal de comunicação e de confiança entre paciente e profissional.

O conhecimento sobre a doença, sobre os recursos terapêuticos e sobre a própria condição de saúde é fundamental para que a mulher possa tomar decisões ponderadamente e com mais segurança, tornando-se protagonista de seu tratamento.

 


Leia o conteúdo completo em:
NSCTotal – Especialista dá dicas para lidar com o diagnóstico de câncer de mama

Você também poderá gostar de ler...

O resultado positivo do Movimento Rosa

O câncer de mama é o tumor mais frequente na população feminina do Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional do…


0 Comentários1 Minutos

Sociedade Catarinense de Mastologia realiza movimento para agilizar diagnósticos de câncer de mama na região

Na busca por solucionar um dos principais gargalos no diagnóstico do câncer de mama na região da Grande Florianópolis:…


0 Comentários1 Minutos

‘Movimento Rosa’ realiza biópsias na Grande Florianópolis

'Movimento Rosa' realiza biópsias na Grande Florianópolis Leia o conteúdo completo em: 'Movimento Rosa' realiza…


0 Comentários1 Minuto