Índia: Mastologistas brasileiros buscam experiência da Índia para diminuir mortalidade por câncer de mama

11 de agosto de 2021Em Assessoria

Médico indiano Rajendra Badwe, um dos maiores especialistas do tema no mundo, apresentará estudo sobre realização de rastreamento apenas com exame físico. A redução no número de mortes no grupo de mulheres acima de 50 anos chegou a 15%

A experiência da Índia no rastreamento com exame físico para identificação do câncer de mama pode servir como exemplo para um projeto nacional de redução da mortalidade pela doença, primeira causa de morte por câncer entre as mulheres em todas as regiões do país, com exceção da região Norte, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O médico indiano e oncologista cirúrgico Rajendra Badwe, diretor do Tata Memorial Centre em Mumbai, apresentará os resultados do trabalho em um encontro virtual e gratuito para profissionais de todo o Brasil, promovido pelo Clube da Mama, grupo de estudos da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Santa Catarina (SBM/SC), neste dia 14, a partir das 9h.

O estudo multicêntrico feito na Índia acompanhou 150 mil mulheres de baixa renda, durante 20 anos. Foi realizado apenas exame físico por profissionais de saúde treinados e não médicos. Os resultados foram expressivos na diminuição da mortalidade. A redução no número de mortes no grupo de mulheres acima de 50 anos chegou a 15%. O trabalho de Rajendra Badwe, considerado um dos maiores pesquisadores sobre câncer de mama do mundo, teve grande repercussão no ambiente acadêmico em 2021 e foi pauta em diversas conferências.

“O conhecimento desse estudo é fundamental para nossas estratégias, pelas características semelhantes às do Brasil, pois ambos são países com históricos problemas sociais e econômicos”, explicou Adriana Freitas, presidente da SBM/SC e coordenadora do evento. “Aqui temos focado na mamografia, contudo, com resultados insuficientes”, avaliou. Os motivos apontados são a precariedade do acesso ao tratamento, a falta de resposta efetiva das mulheres em relação às campanhas, além da baixa realização de mamografias e dos problemas com a qualidade técnica dos exames em diversas regiões do país.

 


Leia o conteúdo completo em:
Mastologistas brasileiros buscam experiência da Índia para diminuir mortalidade por câncer de mama

Você também poderá gostar de ler...

O resultado positivo do Movimento Rosa

O câncer de mama é o tumor mais frequente na população feminina do Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional do…


0 Comentários1 Minutos

Sociedade Catarinense de Mastologia realiza movimento para agilizar diagnósticos de câncer de mama na região

Na busca por solucionar um dos principais gargalos no diagnóstico do câncer de mama na região da Grande Florianópolis:…


0 Comentários1 Minutos

‘Movimento Rosa’ realiza biópsias na Grande Florianópolis

'Movimento Rosa' realiza biópsias na Grande Florianópolis Leia o conteúdo completo em: 'Movimento Rosa' realiza…


0 Comentários1 Minuto