O resultado positivo do Movimento Rosa
O câncer de mama é o tumor mais frequente na população feminina do Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados aproximadamente 66 mil casos/ano.
Entre 2020 e 2021, a pandemia trouxe uma redução do atendimento às consultas de rotina para prevenção do câncer feminino. Um questionário distribuído entre os especialistas catarinenses revelou que a redução nos atendimentos e nos exames de rastreio pode ter chegado a mais de 50% durante esse período.
Por isso, a segunda edição do Movimento Rosa, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Santa Catarina (SBM/SC), entre outubro de 2021 e março deste ano, teve como principal foco a solução de um dos principais gargalos no diagnóstico do câncer de mama na Região Metropolitana de Florianópolis: a realização de biópsias para pacientes do SUS.
Ao fazermos um balanço de nossa ação, podemos comemorar um resultado altamente positivo, com a realização de 68 biópsias mamárias. Destas, 16 foram por estereotaxia, 21 através da palpação e 28 por ultrassonografia. A grande vitória é constatar que parte dessas pacientes beneficiadas estava aguardando há mais de 90 dias na fila.
Leia o conteúdo completo em:
O resultado positivo do Movimento Rosa