Congresso Brasileiro de Mastologia reúne maiores especialistas internacionais e brasileiros
Qual o reflexo da pandemia sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama e o que o Brasil aprendeu nos últimos anos sobre os programas de rastreamento da doença? Como as estratégias bem sucedidas em outros países e as novidades no enfrentamento do problema podem ajudar a melhorar os números no país? Estes são alguns dos assuntos debatidos no 23º Congresso Brasileiro de Mastologia, que inicia nesta quarta-feira (7) e vai até sábado (10), com a participação de 28 especialistas internacionais, o maior número já reunido em um evento nacional sobre o tema. A coordenação desta primeira edição exclusivamente virtual é da regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Mastologia.
“A pandemia causou a suspensão do congresso presencial, que seria em abril do ano passado, em Florianópolis. A mesma pandemia também tem levado a uma preocupante diminuição na realização de exames para diagnóstico de câncer de mama, além de aumentar os obstáculos do acesso ao tratamento, num momento em que toda atenção está voltada para o combate à Covid-19”, apontou a médica Adriana Freitas, presidente do congresso e da Sociedade Catarinense de Mastologia. No ano passado, estima-se que 75% das mulheres deixaram de fazer seus exames de rotina. “A duração da pandemia agrava um cenário que já era bem difícil e sabemos que estratégias deverão ser elaboraras para o enfrentamento desta condição”, completou.
Uma das inovações desta edição do congresso é a possibilidade de debates integrando os mais renomados palestrantes internacionais e nacionais, de diversas especialidades. Serão discutidas, por exemplo, estratégias de países como a Índia, que podem diminuir a mortalidade por câncer de mama em países de menor renda, como Brasil. Também será debatido o aumento do número de casos entre mulheres jovens, com menos de 40 anos. “Queremos ouvir todos os argumentos e ver o que se aplica à realidade brasileira”, explicou o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Vilmar Marques de Oliveira.
Leia o conteúdo completo em:
Congresso Brasileiro de Mastologia reúne maiores especialistas internacionais e brasileiros
Você também poderá gostar de ler...
O resultado positivo do Movimento Rosa
O câncer de mama é o tumor mais frequente na população feminina do Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional do…
11 de maio de 2022
0 Comments1 Minutes
Sociedade Catarinense de Mastologia realiza movimento para agilizar diagnósticos de câncer de mama na região
Na busca por solucionar um dos principais gargalos no diagnóstico do câncer de mama na região da Grande Florianópolis:…
26 de janeiro de 2022
0 Comments1 Minutes
‘Movimento Rosa’ realiza biópsias na Grande Florianópolis
'Movimento Rosa' realiza biópsias na Grande Florianópolis Leia o conteúdo completo em: 'Movimento Rosa' realiza…
19 de janeiro de 2022
0 Comments1 Minute